Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/FIOCRUZ).

É Historiador graduado (2003) pela Universidade Gama Filho – UGF com pós-graduação em História do Brasil (2005) pela Universidade Cândido Mendes – UCAM. Possui mestrado em Memória Social e Documento (2006) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, e doutorado em Memória Social (2010) pela mesma instituição, com estágio doutoral (2007 – 2008) na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS de Paris.

É Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (LIINC/UFRJ) e membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Durante o biênio de 2012-2014 foi membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas, no Arquivo Nacional.

É líder do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade, registrado no diretório do CNPq, e participa como pesquisador de outros grupos como: “Estudos e Práticas de Preservação Digital”, “Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i)” e “Lavits: Rede Latino Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade”.

Tem interesse no campo de diálogos e análises sobre informação, memória e seus lugares/dispositivos; aspectos políticos e econômicos do controle da informação; seus mecanismos de vigilância (surveillance); e ciberespaço em perspectiva sociológica e histórica. Possui reflexões concernentes ao papel do documento e da tecnologia para os estudos sobre a Memória, o Esquecimento e as Humanidades Digitais. Pesquisa atualmente (1) os aspectos tecnopolíticos e culturais da visibilidade informacional na hipermodernidade e (2) a construção e usos do conceito de informação pela Escola Nacional de Informações (EsNI), durante a Ditadura Militar.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0416440515458304